Prevenção da osteoporose: mais frutas e vegetais

prevenção da osteoporose

A pesquisa mais recente da Universidade de Surrey descobriu que os sais de potássio (bicarbonato e citrato), abundantes em frutas e vegetais, desempenham um papel importante na prevenção da osteoporose.

Pela primeira vez, os resultados também mostraram que os sais de potássio reduzem a reabsorção do osso, processo pelo qual o osso é dividido, aumentando assim a sua resistência.

“O estudo, publicado no Jornal Internacional de Osteoporose, também revelou que o consumo elevado de sais de potássio reduz significativamente a excreção de cálcio e de ácido na urina. Isso significa que o excesso de ácido é neutralizado e a saúde mineral óssea é preservada”, afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Segundo o médico, o ácido em excesso no corpo, produzido como resultado de uma dieta típica Ocidental, rica no consumo de carne e de proteínas de cereais, faz com que os ossos enfraqueçam e fraturem.

O novo estudo mostra que estes sais podem prevenir a osteoporose, os resultados mostram uma redução na reabsorção óssea.

“Embora a reabsorção óssea e a formação óssea sejam processos naturais, permitindo que os ossos se regenerem, cresçam novamente e se curem, quando a pessoa tem osteoporose, este equilíbrio é prejudicado, e os ossos são divididos e não regenerados, levando à fragilidade e fraturas”, explica o reumatologista.

A osteoporose é uma doença debilitante que afeta quase três milhões de pessoas no Reino Unido. Uma em cada duas mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos irá quebrar um osso devido à má saúde óssea.

“Este estudo mostra que comer mais frutas e legumes pode ser uma forma de melhorar a força dos ossos e prevenir a osteoporose”, defende o médico.

Compartilhe:

Mais posts