Biológicos: medicamentos que precisam de refrigeração

Medicamentos que necessitam de refrigeração, são chamados de medicamentos termolábeis, nas doenças reumáticas são mais conhecidos como os medicamentos biológicos, que são medicamentos especiais que necessitam de refrigeração até momentos antes de serem administrados. Pensando na segurança do armazenamento e transporte, elaboramos algumas orientações práticas.

Temperatura adequada para armazenar e transportar medicamentos biológicos 

Os medicamentos biológicos devem ser armazenados e transportados refrigerados com temperatura entre 2°C e 8°C. A única forma de medir essa temperatura é utilizando um termômetro, existem dois tipos de termômetros, que podem ser utilizados no transporte e na geladeira.

Como transportar os medicamentos biológicos

Devem ser transportado em caixa de isopor ou bolsa térmica com Gelo Químico (reutilizável). O transporte na caixa de isopor deve acontecer com a caixa devidamente tampada, sugerimos fechar a caixa de isopor com uma fita adesiva para melhor vedação e manutenção da temperatura.

Gelo reutilizável – Mantendo a temperatura no transporte

Encontramos disponível para venda, alguns tipos de gelo reutilizável, as mais comuns são;

  • Gelo reutilizável rígido – gelox: geralmente uma caixinha de plástico, com gel em seu interior, fechado com uma tampa de rosca ou pressão.
  • Bolsa térmica de gelo em gel – bolsa termogel: uma bolsa flexível de gelo em forma de Gel.

Todos são também conhecidos como gelo químico. Os gelos reutilizáveis devem ser deixados no congelador até solidificar pelo período mínimo de 8 horas. A duração do gelo reutilizável dentro da bolsa ou caixa de isopor é de 2 horas. Quando for retirar seu medicamento na farmácia de alto custo é recomendável solicitar que o seu gelo reutilizável seja mantido na geladeira enquanto aguarda a entrega do seu medicamento. O gelo reutilizável devem ser colocados dentro da bolsa térmica ou da caixa de gelo no fundo da caixa ou bolsa e nas laterais caso sejam bolsa ou caixa grande. Importante evitar o contato direto do gelo reutilizável com a caixa da medicação, para isso, coloque a medicação ou o gelo dentro de sacos para congelar tipo sacos zips. Em hipótese alguma utilize gelo seco para transportar o seu medicamento, pois, o gelo seco pode congelar o medicamento.

Armazenando o medicamento biológico na geladeira doméstica

  • O medicamento devem ser retirado da caixa de isopor ou bolsa térmica e mantido na caixa do fabricante;
  • Depois deve ser armazenado na geladeira, na prateleira do meio, separado dos alimentos e bebidas;
  • Nunca coloque o seu medicamento na porta da geladeira, no congelador ou na gaveta de legumes e de alimentos frescos.

O que fazer na falta de energia elétrica

Na ocorrência de falta de energia, o medicamento deve ser armazenado na caixa de isopor ou na bolsa térmica, devidamente preenchidos com gelo reutilizável.

Nunca coloque o seu medicamento no congelador! 

Como precaução mantenha barras de gelo reutilizável no congelador, faltando energia você terá como manter refrigerado o seu medicamento.

Viagens e medicamentos biológicos e injetáveis

As companhias aéreas devem ser comunicadas sobre a necessidade de transportar medicamento biológicos e autoaplicáveis (medicamentos biológicos subcutâneos).

  • Leve sempre a receita médica;
  • Transporte os medicamentos segundo as orientações de transporte;
  • No caso de vôos longos,  solicite  o condicionamento do medicamento na geladeira do avião, segundo as orientações de armazenamento;
  • Se a viagem for de ônibus ou carro, providencie uma quantidade extra de gelo reutilizável, para veículos existem algumas opções de geladeiras portáteis.

Novidades para armazenar e transportar medicamentos biológicos 

Existem no mercado geladeiras especiais para armazenar e transportar medicamentos termolábeis, essas geladeiras garantem o armazenamento e transporte em temperatura correta. A informação de durabilidade do gelo reutilizável foram consideradas conforme orientações do Departamento de Farmacovigilância da Secretaria de Saúde de Saúde de São Paulo.

Fornecimento de bolsa térmica e gelo reutilizável

Se você é usuário de medicamento biológico, observe que na caixa de seu medicamento tem o telefone da Central de Atendimento do Fabricante, essas centrais são chamadas de programas de relacionamento com o cliente, esses programas tem orientações sobre o medicamento e alguns fornecem bolsa térmica com gelo reutilizável, entre em contato e se informe. 

ESCRITO POR Iredo

O Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, Iredo, é uma referência no tratamento de doenças reumáticas e osteoarticulares. O investimento em pesquisa, no desenvolvimento tecnológico e no aperfeiçoamento do corpo clínico são características marcantes da nossa atuação.

Esta notícia têm 23 comentários

  1. Paula Reply

    Olá, gostaria de saber a durabilidade do gelox. E qual a frequência de troca de gelo para manter o medicamento sem alteração no isopor.

    Obrigada!

    • Iredo Reply

      Paula,

      A melhor fonte de informação nesse caso é o laboratório que fabrica o medicamento.
      É mais seguro entrar em contato com eles e perguntar.

      Equipe Iredo

  2. Gustavo Reply

    Olá. No artigo acima, a penúltima seção fala sobre “geladeiras especiais para armazenar e transportar medicamentos termolábeis”. Existe alguma indicada para uso doméstico, cujo preço seja razoável e que possua algum dispositivo que garanta a temperatura por algum tempo no caso da interrupção do fornecimento de energia elétrica? Obrigado.

  3. Paloma Reply

    Meu filho faz uso do GH (hormônio do crescimento), e quando acaba a luz, não transferimos o medicamento pro isopor imediatamente, pra caso a luz volte rapidamente!
    Essas 2-3 horas que o remédio ficou na geladeira desligada comprometem ele? Ou a geladeira é capaz de conservar a temperatura interna por algum tempo (2-8 graus)?

    • Iredo Reply

      Paloma,

      É preciso fazer essa pergunta ao médico que acompanha o seu filho, pois ele conhece exatamente o medicamento que ele toma e a forma de conservá-lo. Converse co ele sobre isso.

      Equipe Iredo

  4. ROSANA VOLPATO Reply

    Trouxe o medicamento no isopor sem gelo pois a farmacia era proxima, porem me descuidei e esqueci o medicamento por 3 horas dentro da moto.. Acha que perdeu a eficacia ?

    • Iredo Reply

      Rosana,

      É preciso informar ao seu reumatologista, ele conhece a composição do seu medicamento, poderá responder a sua pergunta com propriedade.

      Equipe Iredo

  5. Heloisa Reply

    Vou fazer uma viagem internacional e a companhia aérea me informou que não se resposabilizada pela refrigeração do medicamento enbrel.
    Neste caso como devo transportar? a duração da viagem: 12 horas de vôo.

    • Iredo Reply

      Heloisa,

      Entre em contato com o seu reumatologista.
      Ele saberá orientá-la apropriadamente.

      Equipe Iredo

    • carina Reply

      Ola Heloisa, estou na mesma situação e ma medica do meu filho disse que não sabe, que tenho que procurar a companhia aéria, vc conseguiu resolver esta questão?

  6. Yolanda Reply

    Deixei meu remédio (lactobacilos vivos) 1 semana na geladeira, porem, dentro do isopor fechado com saquinhos de gelo! Meu remédio por ter entregado ??

    • Iredo Reply

      Yolanda,

      É preciso comunicar o seu médico sobre o ocorrido e solicitar o orientações.

      Equipe Iredo

  7. Renata Reply

    Ola, coloquei o medicamento da minha sobrinha sem querer no freezer por duas horas, o mesmo já está perdido? O Medicamento é Trobamycun da Teva. Este medicamento foi fornecido pela rede pública pelo alto custo. Por favor me ajudem, tiramos e o mesmo ainda está líquido.

    • Iredo Reply

      Renata,

      É preciso conversar com o médico dela sobre o ocorrido e solicitar orientações.

      Equipe Iredo

  8. Janaína sell Reply

    Olá! Poderia indicar algum.laboratorio que manipule injetáveis refrigerado? Minha filha tem uma doença metabólica grave q precisa de uma medicação manipulada refrigerada, Mas, não encontro nenhuma farmácia ou laboratório que manipule medicamentos refrigerados, vcs poderia indicar?

    • Iredo Reply

      Janaína,

      É melhor consultar o médico prescritor da medicação na sua cidade.

      Equipe Iredo

  9. Rafael Reply

    Olá!
    Gostaria de saber mais informações sobre transportar para o exterior esse tipo de medicamento.
    O receio é durante as imigrações (no caso, Inglaterra e Russia).
    Mesmo com a prescrição médica (em inglês), bula (também em inglês), existe algo mais que eu teria que apresentar?
    Obrigado

  10. allan Reply

    Bom dia eu faço uso do ebrel e esqueci um bula do medicamento fora da geladeira e no outro dia acabei usando o braço ficou um pouco inchado oque vc me aconselha

    • Iredo Reply

      Allan,

      Você comunicou o fato ao seu médico?
      Peça uma recomendação dele.

      Equipe Iredo

  11. Nayara Barbosa Reply

    Boa tarde, sobre o armazenamento de medicamento biológico na geladeira doméstica. Realizei uma compra de três caixas de um medicamento que a temperatura ideal é de +2 a +8, e tomo uma a cada mês. As caixas de medicamento devem ser retirado da caixa de isopor e colocadas na gaveta da geladeira na sua embalagem do fabricante?

    • Iredo Reply

      Oi,Nayara,

      O medicamento devem ser retirado da caixa de isopor ou bolsa térmica e mantido na caixa do fabricante.
      Depois deve ser armazenado na geladeira, na prateleira do meio, separado dos alimentos e bebidas;
      Nunca coloque o seu medicamento na porta da geladeira, no congelador ou na gaveta de legumes e de alimentos frescos.

      Equipe Iredo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *